Clínica Odontológica Sandra Kirch - Odonto

TRATAMENTO HALITOSE

TRATAMENTO DO MAU HÁLITO/HALITOSE​

“Mau hálito tem cura? Como tratar o mau hálito? Como saber se tenho mau hálito?”

Essas dúvidas sobre nosso hálito são muito comuns a todos e é bom que tenhamos essa preocupação para evitarmos desconfortos e constrangimentos.

Halitose é o termo que a comunidade científica utiliza para designar o mau hálito. A palavra é uma junção de “Halitu” (do latim), que significa “ar expirado”, com “Osi”, que quer dizer “alteração patológica”. Ou seja, a halitose ou o mau hálito é uma alteração do ar que expiramos.

Mau hálito não tem cura, mas tratamento
A Halitose não é uma doença, mas sim uma condição de alteração da normalidade indicando que algo está em desequilíbrio e merece tratamento.

O que causa o mau hálito?
O mau hálito pode ser causado por diversos fatores que são, em sua maioria, de origem bucal. Isso explica porque o dentista qualificado na área de halitose é o profissional mais indicado para o tratamento da halitose.

As periodontites (doenças caracterizadas pela inflamação das gengivas) e também o biofilme lingual espesso têm especial ligação com o mau hálito. Além disso, temos ainda as alterações salivares principalmente a diminuição da produção de saliva (hipossalivação ou hipossialia) como importante fator de causa indireta na alteração do hálito.

Quando a saliva diminui a quantidade e piora de qualidade, ficando mais espessa, teremos diminuída também a capacidade de auto limpeza bucal, o que favorece o aumento da descamação epitélio bucal gerando substrato (mais alimentos) para as bactérias.
A degradação dessas bactérias gera liberação de compostos derivados de enxofre que se volatilizam em nossa boca e expelimos através da expiração pois são de baixo peso molecular (esses são os compostos sulfurados voláteis), causando odor bastante característico e desagradável.

Como diagnosticamos o mau hálito
Depois de uma extensa anamnese (investigação junto ao paciente) partimos para exames específicos de avaliação tanto do hálito quanto da saliva.
Para tanto, além do exame organoléptico feito pelo profissional capacitado e treinado, contamos ainda com o Halimeter – equipamento com tecnologia específica capaz de fazer a leitura de compostos sulfurados exalados e coloca isso em número para que ajude ao profissional e também ao paciente a acompanhar sua evolução.


Acesse o site da ABHA – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE HALITOSE (Clique aqui)

 

Outros serviços:

E-mails

contato@sandrakirch.com

atendimento@sandrakirch.com

Endereço

Rua José Alexandre Buaiz, 190 - Ed. Master Tower - Sala 611, 6º andar - Enseada do Suá - Vitória - ES
CEP: 29050-918